• SIA Trecho 3 lote 625/695
    Edifício SIA Empresarial - Bloco "A" Sala 220

  • (61)3233-1033
    embre@embre.com.br

A estaca raiz é uma estaca moldada in loco, em que a perfuração é revestida integralmente por meio de segmentos de tubos metálicos (revestimento) que vão sendo rosqueados à medida que a perfuração é executada. O revestimento é recuperado.
A estaca raiz é armada em todo seu comprimento e a perfuração é preenchida por uma argamassa de cimento e areia.

Perfuração de solo

A perfuração em solo é executada por meio de perfuratriz rotativa que desce o revestimento através de rotação com o uso de circulação direta de água injetada no seu interior.
Quando ocorrerem solos muito duros ou muito compactos, pode-se executar pré-perfuração avançada por dentro do revestimento.

Em solos com matac√Ķes ou embutimento em rocha

Deve-se repetir os procedimentos constantes em L.3.1 até que se atinja matacão ou topo rochoso.
A seguir a perfura√ß√£o √© prosseguida por dentro do revestimento mediante emprego de martelo de fundo ou sonda rotativa. Esta opera√ß√£o, necess√°ria para atravessar o matac√£o ou embutir a estaca na rocha causa, usualmente, uma diminui√ß√£o do di√Ęmetro da estaca que deve ser considerada no dimensionamento.

Colocação da armadura

Após o término da perfuração e antes do início do lançamento da argamassa, limpa-se internamente o furo através da utilização da composição de lavagem e posteriormente procede-se à descida da armadura que pode ser montada em feixe ou em gaiola, que é apoiada no fundo do furo.

Injeção de preenchimento

O furo é preenchido com argamassa mediante bomba de injeção, através de um tubo plástico descido até a ponta da estaca. O preenchimento é feito de baixo para cima até a expulsão de toda água de circulação contida no interior do revestimento.

Retirada do revestimento

Após o preenchimento do furo, inicia-se a extração do revestimento com o emprego da própria perfuratriz ou macacos hidráulicos.
Periodicamente, coloca-se a cabeça de injeção no topo do revestimento e aplica-se pressão que pode ser de ar comprimido ou através da bomba de injeção de argamassa. Esta operação é importante para garantir a integridade do fuste.

Seq√ľ√™ncia executiva

N√£o se deve executar estacas com espa√ßamento inferior a 5 di√Ęmetros em intervalo inferior a 12 horas.
Esta dist√Ęncia refere-se √† estaca de maior di√Ęmetro.

Argamassa

A argamassa a ser utilizada ter fck> 20 MPa e deve satisfazer as seguintes exigências:
a) consumo de cimento n√£o inferior a 600 kg/m3;
b) fator √°gua I cimento entre 0.5 e 0,6;
c) agregado: areia e pedrisco;
Os corpos-de-prova de concreto devem ser moldados de acordo com a ABNT NBR 5738 e ensaiados de acordo com a ABNT NBR 5739.
Podem ser utilizados aditivos plastificantes, incorporadores de ar, aceleradores, retardadores desde que atendam às ABNT NBR 10908, ABNT NBR 11768 e ABNT NBR 12317.
√Č permitido o uso de agregados mi√ļdos artificiais de acordo com a ABNT NBR 7212.